
Cronos na sua união com Reia teve seis filhos: Hera (deusa do casamento), Héstia (deusa do laço familiar), Deméter (deusa das estações), Zeus (deus do céu), Hades (deus do mundo subterrâneo), Poseidon (deus do mar). Mas devido a uma profecia de Urano e de Gaia, que dizia que Cronos seria destronado por um de seus filhos o deus comeu todos os filhos, menos Zeus( o filho mais novo) que foi escondido pela mãe na ilha de Creta logo após o nascimento e posto aos cuidados das ninfas.
Hipérion desposou Téia que gerou Selene (a Lua), Hélios (o Sol) e Eos ( a Aurora).
Hipérion desposou Téia que gerou Selene (a Lua), Hélios (o Sol) e Eos ( a Aurora).
Oceano uniu-se a Tétis que deu a luz as Oceâniadas, os rios além de todos os animais marinhos que tomavam parte das aventuras dos deuses, como os golfinhos.
Crio desposou Euríbia, que deu a luz a Astreu, Perses e Palas
Mnemosine posteriormente juntou-se a Zeus e deu luz as nove musas: Urânia (astronomia), Tália (comedia), Terpsícore (dança), Pomnia (Hinos), Melpômene (Tragedia), Euterpe (Música), Érato (Poesia romântica), Clio (Hitoria), Calíope (Poesia épica).
Céos uniu-se a Febe e com ela teve Astéria (deusa estelar) e Leto ( deusa do anoitecer).
Têmis foi posteriormente a segunda esposa de Zeus e com ele teve as Horas: Irene(paz), Dike (justiça) e Eumônia(disciplina).
Atlas se uniu a Pleione ( Filha de Oceono e Tétis) que deu a luz as Plêiades: Electra, Celeno, Taigene, Maia , Mérope, Asterope e Driope
Nenhum comentário:
Postar um comentário