quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O castigo de Quelone


O Olimpo estava em festa: Zeus e Hera estavam se casando.

As Horas estavam encarregadas de anfitriãs.

Os convidados iam chegando aos montes, passando pelas portas do Olimpo.

- Prestem atenção, irmãs! Para que não escape nenhuma presença- disse Eunomia

- E nenhuma ausência também!-disse Diké, cuja a tarefa era ir riscando a lista de nomes

Todos pareciam ter chegado e as Horas já fechavam os portões quando Diké falou:

- Não esperem!

- Como? Ainda falta alguém?- disse Hermes que passava por ali

- Falta, a ninfa Quelone!

- Vou até a morada de Quelone ver o que houve!- disse Hermes

"Por Zeus, se Hera descobre que Quelone ignorou sua festa á matará!"

Quelone, entretanto, relaxava na beira do rio, perto de sua casa. A vontade de ir a festa era nenhuma. Na verdade não tinha vontade de fazer nada. Apesar que ser uma ninfa graciosa, era também a mais preguiçosa das criaturas.

A ninfa passara a manhã toda ensaiando sua ida ao casamento. Perguntando-se: que roupa usaria? Pintaria as unhas? Ai! Dez unhas nas e mais dez nos pés! Afinal de contas deveria mesmo ir?

- Acho que não dá mais tempo mesmo..- disse, ao observar o sol lá no alto

-Sua preguiçosa, eu já imaginava!- disse Hermes surgindo no céu- Vamos levante-se, Quelone!

- Não posso acordei com o pé machucado

- Ah, é? O lençol o esmagou?

- Ai, é verdade

Hermes que não estava para mentiras disse

- Bem adeus vou indo na frente!

Quelone adormeceu , encostada em uma pedra. Quando acordou a festa já acabado e pequenos grupos estavam voltando pela estrada.

Mercúrio passava por perto da casa da ninfa falou a ela:

- Então, não apareceu por lá!

- Não incomoda, pé-de-vento!

Hermes, finalmente perdeu a paciência.Pegou a ninfa pelos pés e a jogou no rio jogando a própria casa em cima dela.

Quando se deu conta do que tinha acontecido, Quelone estava mudado seu rosto estava enrugado, tinha quatro patas enormes, e sua casa pesava sobre suas costas, virada em uma imensa carapaça. E Quelone nunca fora tão lenta quanto agora!

Assim a ninfa que faltara ao casamento de Zeus e Hera foi transformada no animal conhecido hoje como tartaruga.

Zeus e Hera


Depois do fim do casamento de Zeus e Têmis o deus se casou com sua irmã: Hera(deusa do casamento, da família e do ciúmes) iniciando assim a era olímpica.

Apesar de casado com Hera Zeus tinha inúmeras amantes, as quais Hera perseguia junto aos filhos bastardos do marido.

Hera deu a luz a Ares(deus da guerra) Hebe (deusa da juventude) e Hefesto(deus fogo, dos metais e da metalurgia, foi jogado pela mãe de cima do Monte Olimpo logo após o nascimento por ser muito feio)

Hera é retratada como ciumenta e agressiva. É relacionada com a vaca e com o pavão

Zeus e Têmis


Depois do desastroso casamento entre Zeus e Métis o deus casou-se com Têmis a deusa guardiã dos juramentos dos homens e da lei. Com ela teve as Horas: Irene(paz), Diké (justiça) e Eunômia(disciplina).

No casamento Zeus era o rei todo-poderoso, absoluto, já Têmis desestabilizava as certezas e o absolutismo de Zeus.

(Não há registros de como o casamento acabou, mas acho que a principal razão tenha sido a diferença de principios dos dois deuses)

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O fim do primeiro casamendo de Zeus


Zeus era casado com Metis, a deusa da prudencia. Quando Metis estava gravida, Gaia profetizou ao neto que Metis daria a luz ao filho que o destronaria, tornando-se assim um ciclo eterno.

Zeus aterrorizado com a profecia da avó mintou uma armadilha para a esposa: propôs um jogo em que os dois se tranformariam em diversos seres. Métis aceitou.
Quando Métis se trasformou em uma mosca Zeus a engoliu.

Pórem dias depois do acontecimento Zeus começou a ter uma terrivel dor de cabeça, que só piorava. Furioso o deus rachou sua cabeça e dela saiu: adulta e vestida com uma armadura, Atena.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Titanomaquia

A Titanomaquia (guerra entre os deuses e os titãs) começou quando Zeus, já adulto disfarçou-se e deu a pai uma poção (fornecida por sua primeira esposa, Métis) para vomitar os irmãos.
Zeus apoiado pelos irmãos libertados e pelos Hecatônquiros , inicia a Titanomaquia. A guerra, quase interminável, durou dez anos (sendo que os deuses se posicionaram no Monte Olimpo e os titãs no monte Ótris) . Terminando com a vitoria dos olimpianos.
Os titãs que tomaram partido na guerra (todos menos Oceano, Prometeu, Tétis, Témis e Mnomosine) foram banidos para o Tartáro.
Desde de então Zeus tornou-se o rei dos dos deuses do Olimpo.

Titãs




Cronos na sua união com Reia teve seis filhos: Hera (deusa do casamento), Héstia (deusa do laço familiar), Deméter (deusa das estações), Zeus (deus do céu), Hades (deus do mundo subterrâneo), Poseidon (deus do mar). Mas devido a uma profecia de Urano e de Gaia, que dizia que Cronos seria destronado por um de seus filhos o deus comeu todos os filhos, menos Zeus( o filho mais novo) que foi escondido pela mãe na ilha de Creta logo após o nascimento e posto aos cuidados das ninfas.

Hipérion desposou Téia que gerou Selene (a Lua), Hélios (o Sol) e Eos ( a Aurora).

Oceano uniu-se a Tétis que deu a luz as Oceâniadas, os rios além de todos os animais marinhos que tomavam parte das aventuras dos deuses, como os golfinhos.

Crio desposou Euríbia, que deu a luz a Astreu, Perses e Palas

Mnemosine posteriormente juntou-se a Zeus e deu luz as nove musas: Urânia (astronomia), Tália (comedia), Terpsícore (dança), Pomnia (Hinos), Melpômene (Tragedia), Euterpe (Música), Érato (Poesia romântica), Clio (Hitoria), Calíope (Poesia épica).
Céos uniu-se a Febe e com ela teve Astéria (deusa estelar) e Leto ( deusa do anoitecer).

Têmis foi posteriormente a segunda esposa de Zeus e com ele teve as Horas: Irene(paz), Dike (justiça) e Eumônia(disciplina).

Atlas se uniu a Pleione ( Filha de Oceono e Tétis) que deu a luz as Plêiades: Electra, Celeno, Taigene, Maia , Mérope, Asterope e Driope

A Era dos Titãs


Urano que era capaz de prever o tempo, vendo o poder de seus filhos fechou o ventre de Gaia e aprisionou os filhos mais novos(titãs) no Tártaro, nas entranhas da terra. Gaia sofria dores insuportáveis.
Ela forjou uma foice e pediu aos filhos para castrarem Urano. Apenas Cronos, o titã mais novo aceitou ele o emboscou cortou os testículos e os lançou no mar.
Do sangue de Urano derramado na terra nasceram os Gigantes(Alcioneu, Athos, Clytias, Enceladus, Echion) as Erinyes (Alecto, Megera, Tisífone), as Melíades.
A partir dos testículos nasceu Afrodite.
Depois de Urano ter sido deposto Cronos aprisionou os Ciclopes e os Hecatônqiros no Tartáro.Libertou os irmãos e desposou Reia.

O inicio do universo grego, Protogonos

O inicio do Universo grego da-se quando o deus Caos(mistura primordial dos elementos) surge do vazio seguido por Gaia( Mãe-Terra)os quais conviviam com o Tártaro(a escuridão primava)e Eros(o amor da criação).
São gerados asexualmente por Caos: Nxy(Noite) e Erebus(Escuridão) e por Gaia: Urano(deus primordial do céu) e Ponto(mar).
Erebus desposou Nxy e teve Éter(Luz celestial) e Hemera(o dia), Nix gerou sozinha diversos deuses( entre eles Nemesis,Moros,os gémeos Tânatos e Caronte) pode-se resumir que tudo que havia de doloroso na vida passava a ser obra de Nxy.
Urano juntou-se a Gaia e com ela teve os Ciclopes(primeira geração: Arges, Estéropes e Brontes)os Hectontônquiros(gigantes com cem mãos e cinquenta cabeças, Briareu, Coto, Giges) e os doze Titãs: Cronos, Oceanus, Céos, Hipérion, Japeto, Febe, Mnemosine, Reia, Temis, Tetis, Teia e Atlas. Gaia uni-se a Ponto e teve com ele Nereu( o velho mar), Taumante( aspectos perigosos do mar),Focis, Ceto, Euriba(dividade menor do mar)

Carta do blogger

Este blog é direcionado a admiradores da mitologia grega, como eu. Procurarei contar aos leitores historias interessantes e divertidas.